A área dos olhos tem diversas particularidades, e por isso costuma ser uma das primeiras que mostra sinais de envelhecimento. Tanto homens como mulheres queixam-se frequentemente dos chamados “pés de galinha”, rugas de expressão na lateral dos olhos. Essas rugas se formam porque estamos constantemente contraindo a área dos olhos ao falar, sorrir, chorar, ao demonstrar braveza ou espanto, entre tantas outras expressões que nosso olhar transmite! Além disso, as pálpebras superiores e inferiores, que estão ao redor dos nossos olhos, são formadas por uma pele muito fina (a mais fina de todo o corpo humano!).
Isso significa que a pele ao redor dos olhos vai apresentar naturalmente mais ruguinhas e flacidez, além de evidenciar mais pigmento e vasinhos, como nas olheiras (muitas vezes acastanhadas ou arroxeadas). E, somado a tudo isso, existe o processo natural de envelhecimento facial, que atinge também a área dos olhos, com perda de sustentação dos tecidos que formam toda a região periorbitária. Dessa forma, a região embaixo dos olhos (o sulco nasolacrimal) vai se tornando mais fundo pela redução do suporte profundo e as pálpebras superiores e sobrancelhas vão caindo, se tornando mais “pesadas”.
Pensando em tudo isso, o que não falta na dermatologia e estética são tratamentos para essa região, com tantas necessidades. Vou citar os 5 tratamentos mais procurados com ótimos resultados para rejuvenescer e realçar o olhar:
- TOXINA BOTULÍNICA: o bom e velho “botox” é um dos tratamentos mais conhecidos para as ruguinhas da face, e aliviam justamente os famosos pés de galinha, além de melhorar o formato das sobrancelhas e propiciar uma elevação das pálpebras superiores. As sobrancelhas podem ficar mais arqueadas, se for essa a intenção, e as pálpebras cairão com menor “peso” sobre os olhos. Além disso, a testa fica mais lisinha. Isso ocorre porque a toxina botulínica reduz a contração muscular, relaxando a musculatura e impedindo que o músculo tenha muita força quando a pessoa sorri, franze a testa ou demontra braveza. A aplicação pode ser realizada em qualquer idade, inclusive de forma preventiva nas pessoas que são muito expressivas e já tem forte tendência em formar as linhas de expressão. O efeito dura em média 6 meses.
VANTAGEM: praticidade da aplicação, pouca dor (aliviada com creme anestésico)
DESVANTAGEM: resultados artificiais quando há exagero na dose. Efeitos não duradouros em algumas pessoas que já tem mais flacidez e rugas.
- PREENCHIMENTO DE OLHEIRAS: segundo procedimento mais procurado nos consultórios dermatológicos, o ácido hialurônico é o preenchedor mais utilizado nessa região, e o mais seguro. Preenche várias regiões da face, inclusive o sulco nasolacrimal, que forma aquela região funda embaixo dos olhos, mais evidente em algumas pessoas. Oferece um suporte para a pele frágil da região, além de hidratar toda a área em que é aplicado, estimular a produção de colágeno e melhorar o aspecto do olhar cansado.
VANTAGEM: praticidade da aplicação, resultado imediato, durabilidade boa (em média de 1 ano)
DESVANTAGEM: dor leve a moderada (geralmente aliviada com creme anestésico, mas pode ser usada anestesia local para quem tem mais sensibilidade). Podem ocorrer hematomas, a depender da técnica utilizada. Se o preenchimento for realizado por meio de cânulas, e não agulhas, o risco de hematomas e outras complicações reduz bastante. Resultados podem ficar artificiais, a depender da técnica e quantidade utilizada.
- ULTRASSOM MICROFOCADO: se fosse há alguns anos, fazer lifting na face era tarefa apenas do cirurgião plástico, por meio de cirurgias. Mas a tecnologia chegou para mudar esse cenário. No Brasil já contamos com máquinas que fazem lifting sem cortes. Essa tecnologia é a base de ondas de ultrassom, que são focadas para determinadas profundidades da pele. A aplicação se dá por meio de ponteiras, que atingem regiões superficiais e profundas da face e atingem energias elevadas. Nas pálpebras, são usadas ponteiras mais superficiais, que agem tanto no músculo, dando efeito lifting, como na derme (camada da pele que produz colágeno). Provoca melhora das rugas e também do espessamento da pele (que é fina por natureza, como já explicado). Ou seja, em um tratamento, existem inúmeros benefícios, desde profundos até superficiais! Resultado: as pálpebras superiores se elevam e as pálpebras inferiores ficam menos flácidas, com menos rugas e bolsas.
VANTAGEM: a aplicação nas pálpebras é indolor (não é necessário uso de anestésico). Os resultados são naturais e os efeitos são imediatos, com melhora progressiva. Não existe período de recuperação (paciente sai da sessão podendo se expor normalmente ao sol e fazer atividade física). Pouquíssimo risco de complicações nessa área.
DESVANTAGEM: muitas vezes o tratamento exige mais de uma sessão, especialmente para pessoas com pele mais flácida. Os protocolos são, em média, de 3 sessões, uma a cada mês.
- FIOS DE SUSTENTAÇÃO: consiste na aplicação de fios, geralmente a base de uma substância chamada polidioxanona – PDO, que sustenta e traciona a pele das pálpebras. Podem agir nas pálpebras superiores, deixando as sobrancelhas mais elevadas e a pálpebra mais esticada, e também podem ser usados nas pálpebras inferiores, para estímulo de colágeno e redução de bolsas.
VANTAGENS: procedimento rápido. Efeito aparece imediatamente.
DESVANTAGENS: dor leve a moderada na aplicação (às vezes necessitando de anestesia local). O efeito da tração persiste apenas nos primeiros meses. Custo-benefício questionável, a depender da quantidade de fios que será utilizado. Nos primeiros dias, pode haver hematoma e algumas irregularidades na pele.
- LASERS PARA OLHEIRAS: existem também tecnologias para reduzir a pigmentação ao redor dos olhos, as famosas olheiras. Lasers fracionados são os mais procurados, pois não machucam muito essa região.
VANTAGENS: prático e geralmente indolor. Período de recuperação tranquilo.
DESVANTAGENS: necessidade de várias sessões, por se tratar de um problema mais crônico e com vários fatores que podem atrapalhar a melhora das olheiras.
Opções não faltam! O embelezamento dessa região, realçando o olhar e reduzindo o aspecto de cansaço ou abatimento, pode ser obtido de diversas maneiras. Por isso, a parte mais importante na hora da escolha do tratamento ideal é diagnosticar o que é mais relevante para cada caso. Muitas vezes, é necessário combinar procedimentos, o que geralmente otimiza os resultados. Pessoas jovens apresentam menos flacidez e, com certeza, o tratamento será menos oneroso. Já no caso de pessoas com pele mais madura, mais flácida, o investimento será maior. O fato é que existem tratamentos para todos os bolsos! Ressalto a importância da escolha de um bom profissional. Para todos esses tratamentos, a técnica adequada e os produtos escolhidos são de fundamental importância para obtenção dos melhores resultados. Procure um especialista de confiança.
Palavras chave: olheiras, preenchimento de olheiras, pés de galinha, toxina botulínica, laser para olheiras, clareamento de olheiras, pálpebras, bolsas palpebrais, fios de PDO.